RGR Mármores


Go to content

Origens e Curiosidades

Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
Os povos antigos gregos e romanos foram, entre as várias civilizações, aqueles que conheciam as várias propriedades desta pedra notável, e que por muito tempo permanecia muito bonita e adequava- se facilmente às necessidades deles . A famosa estátua Vênus de Milo foi esculpida em mármore no século II a.C.
O mármore é o mais bonito de todos os materiais de acabamento. Técnicas recentes em mineração, corte, manuseio e aplicação, permitiram aumento no seu uso em construções civis na fabricação de objetos para uso domiciliar como pias, mesas e pisos.

Granito

Derivado da palavra italiana "granito", significando "granulado". O granito é muito duro, cristalino, rocha metamórfica ou ígnea, primariamente composta de feldspato, quartzo e quantidades menores de minerais escuros. Os grãos minerais são visíveis a olho nú e são característica distinta do granito.
Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraónicos. A maior parte destes monumentos foram construídos em granito. Os egípcios se preocupavam com a estética e podemos considera-los grandes génios da arquitectura antiga, as pirâmides foram construídas com extrema precisão que entre os seus blocos não se consegue colocar nem uma folha de papel . Posteriormente os romanos passaram a utilizar o granito em suas construções, eles tinham especial apreço por estes materiais, utilizando-os em banhos públicos, etc. Já na Idade Média com melhores condições de transformação, o granito passou a ser usado largamente nos interiores de casas, igrejas, pisos e cozinhas.
Embora seja considerado um produto nobre para decoração de interiores e exteriores, as vantagens são muitas de se utilizar este tipo de material em casa. Passamos pela beleza estética que uma casa apresenta quando decorada e revestida com mármore ou granito, e chegamos na durabilidade do material, e facilidade para se manter a limpeza e higiene do local.

Travertino

Uma pedra calcária de cor marfim ao marrom dourado, formada por aproximadamente 600.000 anos, pela precipitação em saltos de minerais quentes. Ele vem à terra relativamente quente, comparada ao mármore, mas endurece com a idade e exposição. Ela tem uma textura parecida com esponja. Estas cavidades são freqüentemente preenchidas por igual com cimento ou epoxy. Travertine apesar de ser mais mole que a maioria dos mármores, maltrata as ferramentas durante a manutenção e restauração, devido às suas cavidades.
Há grandes pedreiras deste tipo de rocha no México, na Turquia e no Peru, mas as variedades mais famosas são as italianas, sendo o de Tivoli um dos mais procurados.
É usada como pedra ornamental em arquitectura, em estado natural ou polida, aplicada em interiores, exteriores e em decoração. O seu uso em construcção, tanto na arquitectura clássica romana como na actualidade, deve-se à sua durabilidade, fácil aplicação e às suas qualidades estéticas.
O Coliseu de Roma, em Itália, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, estão construídos com travertino, entre outros materiais.



Ardósia

Ardósia é uma pedra metamórfica em grãos finos, derivada de argilas e mais freqüentemente de argilítos. O argilíto tem uma rachadura que o permite ser prontamente lascada em divisões, em folhas planas.
A ardósia tem um papel importante na história da humanidade, pois com suas placas impermeáveis, sempre foi usada em telhados, sendo responsável pelo clássico telhado cinza dos castelos medievais.
Hoje seu uso em telhados diminuiu muito e seu uso maior se dá em revestimento de pisos e paredes. É uma rocha muito apreciada pelos arquitetos, que alia uma beleza rústica a um preço acessível.
Placas mais espessas de ardósia são usadas para a fabricação de cadeiras, bancos, mesas e outros objetos de uso doméstico diário.




Back to content | Back to main menu